Tecnologia | Informações com qualidade e segurança

As informações instituem-se em valioso ativo dentro de uma empresa. Atualmente as empresas vivem da "necessidade de informação" permanente. Uma organização pode ser mais competitiva desenvolvendo um eficiente sistema de informação. Para tanto, é necessário implementar sistemas de armazenamento e gerenciamento de informações.

Informações internas e externas

• Informações internas: fluxo financeiro, contabilidade, RH, fiscal, produção, estoque, contas a pagar, cobrança, cadastro, indicações de frequência de pessoal, avisos de férias etc.

• Informações externas: são as notícias do mercado, da concorrência, tendências etc. Informações que surgem de pesquisas de novos produtos, comercialização e atendimento aos clientes.

Segurança da informação

Quanto vale os dados da sua empresa? O que a sua empresa está disposta a fazer para armazená-los e protegê-los? Os dados e informações precisam ser corretamente armazenados e protegidos para prevenir e evitar problemas de segurança interna e externa. 

Qualidade da informação

Para atingir uma situação de excelência, a empresa deverá dispor de informação de boa qualidade, em quantidade suficiente e no momento certo.

Para manter a qualidade da informação é preciso implementar sistemas gerenciais e desenvolver uma cultura organizacional que valorize a informação como ferramenta para a tomada de decisões. Para tanto, deve-se utilizar o conhecimento como recurso estratégico e a capacitação das pessoas para adaptação à nova realidade.

Seu contador pode otimizar as informações sobre o seu negócio, propondo inovações para a sua organização, transformando informações em conhecimento.  

Em busca da melhor informação

• Selecione a informação, checando as fontes.

• Distribua as informações para os canais adequados.

• Incentive o uso coletivo da informação.

• Coloque sempre no sistema todas as informações internas e externas.

• Analise e aprenda com as informações dos concorrentes.